É...! A meninada vai crescendo e outras demandas vão surgindo, na medida em que o desenvolvimento se faz... A autonomia vai surgindo e a possibilidade de apreensão de conhecimentos mais sistemáticos e mais complexos vai aparecendo naturalmente. A escola tem um compromisso com seus alunos e famílias, como instituição responsável pelo acesso desses cidadãos aos saberes elaborados pela humanidade ao longo do tempo. No Ensino Fundamental, essas aprendizagens são fruto de ações planejadas criteriosamente, numa dinâmica em que, tanto a provocação por parte dos adultos quanto o olhar atento das próprias crianças mantêm acesa a busca por respostas, o que é próprio do aprender.
Além disso, a vivência da diversidade, em toda a sua amplitude, confere complexidade e beleza para a dinâmica instituída e permite que crianças e adultos construam uma relação baseada em respeito, liberdade de expressão, trocas, responsabilidade e dignidade. Pensando a escola como uma instituição que não pode ficar isolada, procuramos manter a permeabilidade entre o espaço escolar e o mundo. Construímos, portanto, práticas que incentivam o protagonismo dos sujeitos envolvidos, fomentam a criticidade e o debate, promovem a pesquisa e o desejo de saber.
As crianças dessa faixa etária já se viram para realizar uma série de ações e procedimentos que estão envolvidos na vida social e na vida de aprendizagem escolar. Por outro lado, essa é uma independência relativa. Do ponto de vista moral e cognitivo ainda há muito que se trabalhar para a consolidação de uma verdadeira autonomia. Eles ainda precisam do adulto como referência, numa relação de extrema confiança e afeto, em que o lugar de autoridade e de orientação esteja bem delimitado.
leia maisEstamos de portas abertas para te apresentar o nosso Mundo Feliz :)